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- [Aula2DOC]Como fazer um skript? #Bug Espaços, Addons, Condicionais e Loops
Posted by : Unknown
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017
Aula 2 Como fazer um skript.
Olá, sejam bem-vindos novamente ao tutorial de como fazer um skript, essa é a aula 2 e iniciarei com o básico que vocês devem saber e lembrando que este tutorial é feito a partir da documentação do skript.
Primeiramente você deve saber que no skript em si existem 87 events, 31 conditions, 34 effects, 100 expressions e 39 types.
Existem vários addons como: AuthMe SkAddon, ExtrasSK, PirateSK, RandomSK, SkAction, SkRambled, SkRayFall, SkriptEnvolved, SpectateHook, Umbaska, WildSkript e o mais conhecido dentre eles "SkQuery".
Também existem Vários SkqAddons no qual não vou ensinar, pois a aula é sobre skript, mas caso queiram saber são: HerSK, SkriptPlus, skqGeometry e skqMaths. Explicarei as funções dos addons do Skript em outra aula.
Vamos começar a falar sobre o erro de espaços e a confusão entre eles. Quando você vai fazer um skript ou você aperta tab ou da quatro espaços e quando você da sk reload aparece erro de espaços e eles estão certos, a confusão é que você não pode usar o tab e quatro espaços no mesmo skript, ou você da tab nele inteiro ou você da 4 espaços nele inteiro. Isso ocorre apenas em algums skripts e tab é muito mais simples doque ter que dar 4 espacinhos( um pode sair errado ).
Condicionais
Um recurso interessante são declarações condicionais. Tal afirmação é uma parte de um trigger que só é executado/verificado se a condição principal da seção for atendida, o que se parece com isso:
a primeira linha é a condição principal seguido por dois pontos:
seguido por um ou mais recuadas linhas que só são executados se a condição principal é atendida
se a condição não for atendida dentro destas linhas o trigger vai continuar após o final da seção
o trigger continua normalmente após as linhas recuadas
seguido por um ou mais recuadas linhas que só são executados se a condição principal é atendida
se a condição não for atendida dentro destas linhas o trigger vai continuar após o final da seção
o trigger continua normalmente após as linhas recuadas
Você também pode adicionar um 'else:' logo após as linhas recuadas acabar e uma ou mais linhas recuadas posteriormente que serão executados se a condição principal não é cumprido.
O exemplo a seguir demonstra o uso de condicionais:
on login: chance of 50%: give a cake to the player send "Você tem um dom para fazer login =)" to the player else: send "Você não teve a sorte de receber um presente neste momento. Tente novamente na próxima vez!" to the player
Este script dá a cada jogador uma chance de 50% de receber um bolo em cima do login, notificando-os das suas dádivas ou que não receber um presente se eles não tiveram sorte.
Loops
Loops ajudam a reduzir tarefas repetitivas dentro de triggers. Atualmente alguns valores de Movimento Circular, incluindo itens, blocos e jogadores. Loops são bastante simples. Você diz o que fazer um loop e, em seguida, usar isso dentro do loop:
loop values to loop: (Fazer algo) with the loop-value
Por favor, note que as condições ocorrem de maneira diferente em loops. Se a condição não for atendida, somente a execução atual do loop é encerrado e o ciclo continuará com o próximo item. Se você quer as condições para sair do loop, use uma condicional:
condition: exit loop
Você também pode parar todo o trigger com "saída" ou "trigger saída". Como exemplos são sempre agradáveis aqui está um. Ele define um comando /encontrar que encontra um bloco de um certo tipo perto do jogador:
command /encontrar <Material>: description: Encontre um bloco do material dado. #Nao Precisa da Description trigger: loop blocks in radius 10: loop-block is argument send "Foi encontrado um %arg 1% bloco na localização de: %location of loop-block%" stop trigger send "Não há %arg 1% bloco ao redor!" to player