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Posted by : Unknown
sábado, 17 de setembro de 2016
[Tutorial Script] Como fazer uma GUI em script?
Bom, primeiramente eu sou o AfonsoSK(!Afonso) na gamersboard e hoje vou ensiná-los como fazer uma GUI no minecraft em script. Um resumo básico: GUI é quando você digita um comando e aparece como se fosse um bau virtual onde você pode clicar e ver comandos, infos, clicar e exécutá-los, etc.
Primeiro passo:
Você deve colocar para abrir um baú, definir o nome do baú(chest) e quantas linhas(rows) terão na GUI.
open chest with 1 row named "Afonso" to player
Segundo passo:
>>Fechando o menu ao executar o comando.
Você deve formar os espaços(slots) baseado no que você quer que eles façam. Os slots são baseados em zero, o que logo significa que slot 0 é o primeiro slot na parte superior mais à esquerda. Eu coloquei um exemplo abaixo que vai mostrar uma bedrock nomeada que ao clicar nela eu executarei um comando com a lore "Bederoqui", que no exemplo abaixo coloquei um simples, como o famoso "/spawn"
format slot 0 of player with bedrock named "Bederoqui" with lore "Bederoqui" to close then run [make player execute command "/spawn"]
Logicamente ao clicar a gui será fechada, pois tem o close then run e logo após tem o make player execute command, que é pro jogador executar o comando, mas da pra por console, exemplo se eu tivesse com um plugin/script que precisaria usar money pra clicar ficaria >> [make console execute command "money take %player% 1000], como se o console tirasse tal money do player ou fizesse tal função na qual você colocaria no script, podem ser diversas funções.
>>Não fechando o menu ao executar o comando.
Esse exemplo irá fazer um slot que ao clicar no item a gui não será fechada e mesmo assim executará o comando, é bom para animação no menu ou para outras páginas do menu. Este exemplo eu fiz em um slot diferente com item diferente e um nome/comando diferente.
format slot 1 of player with redstone named "Pagina 2" with lore "clique aqui" to run [make player execute command "/menuguiredstone pagina2"]
Isso vai fazer com que o menu gui não feche e obviamente você teria que criar o comando sem ser por gui, e obviamente não deixar seus players saberem do comando. (Poder até pode, mas aí eles não usariam a gui para executar o comando.)
>> Deixando um slot reservado sem comandos(útil para ficar bonito)
Isso vai fazer um slot pra não fazer nada, não vai executar comandos e nem vai fechar o menu. É muito bom para espaços reservados. Observe o exemplo:
format slot 0 of player with glass pain named "Espaco Reservado" with lore "Espaco Reservado" to be unstealable
>>E por fim este fechará o menu
Apenas fechará o menu e nada mais.
format slot 0 of player with coal named "fechar" with lore "clique aqui" to close
Resumo Básico para relembrar o que aprendeu:
Abrir báu:
open chest with 1 row named "NomeDoBau" to player
Slot para executar comando e fechar:
format slot (slot) of player with (item) named "NomeDoItem" with lore "OqueEstaráEscritoNoItem" to close then run [make player ou console execute command "comando" para console e "/comando" para player]
Slot para não fechar/mudar de página:
format slot (slot) of player with (item) named "NomeDoItem/Pagina" with lore "Oque estar escrito" to run [make player/console execute command "o comando"]
Slot para deixar um espaço reservado:
format slot (slot) of player with (item) named "NomeDoEspaçoReservado" with lore "OqueEstarEscrito" to be unstealable
Slot apenas para fechar o menugui:
format slot (slot) of player with (item) named "NomeEscrito" with lore "OqueEstarEscrito" to close